Parceria explosiva com Irã dá aos hutis poderes para sacudir o Oriente Médio
Na hierarquia de poder de fogo e influência do “eixo da resistência” montado pelo Irã, composto de grupos armados encastelados em pontos do Oriente Médio, os hutis, baseados no Iêmen, estavam lá embaixo — mal-ajambrados, de chinelo de dedo no pé, aboletados em caminhonetes brandindo fuzis no ar.
O tempo passou, Hezbollah e Hamas — as cabeças do tal eixo — se desintegraram, os Estados Unidos entraram em guerra com o regime dos aiatolás e, de repente, o bando de renegados iemenita se apresenta como um exército ardiloso, bem treinado e equipado, capaz de se impor no tortuoso tabuleiro geopolítico da região.
Dominando boa parte da fatia de seu país que margeia o Golfo de Aden, os hutis, em uma ofensiva-relâmpago, em poucos dias avançaram para a pontinha que ainda não controlavam, tomaram a cidade portuária de Mocha e chegaram a ilhas estratégicas no coração do Estreito de Bab el-Mandeb — uma das duas apertadas saídas navegáveis da Península Arábica, sendo a outra o hoje notório (e semifechado) Estreito de Ormuz.
A posição é vital não só pelo estreito que conecta o Mar Vermelho ao Golfo de Aden como, na outra ponta, por desembocar no Canal de Suez — uma das principais artérias comerciais entre a Ásia e a Europa.
Ameaça que tira o sono de quem navega naquelas águas, a conquista dá aos hutis (e, por tabela, a seus patrocinadores iranianos) a chance de bloquear a via, tal qual os aiatolás fizeram no Golfo Pérsico com o Estreito de Ormuz.
Além de ampliar seus domínios no Iêmen, o grupo voltou suas baterias para a vizinha Arábia Saudita, que apoia o fraco e desacreditado governo reconhecido do país e com quem vive às turras.
Houve ataques a bases aéreas e cidades sauditas — um deles teria chegado perto da sagrada Meca, o que os hutis, muçulmanos xiitas, negam.
Riad, por seu lado, afirma que promoveu 450 bombardeios desde o início do mês contra o território iemenita.
Após tomarem o controle de Bab el-Mandeb, os rebeldes afirmaram que a navegação da via, por onde passa 8% do petróleo do mundo, segue aberta e segura — menos para petroleiros sauditas.
Essa medida corta exatamente a saída alternativa para o fechamento de Ormuz que vinha sendo usada por Riad, agravando seu inferno astral: drones disparados de aliados do Irã no Iraque atingiram o oleoduto que levava o petróleo até lá, forçando sua paralisação.
O governante de fato da Arábia Saudita, Mohammed bin Salman, pediu a intervenção dos Estados Unidos no conflito, sem sucesso.
“Os hutis nos ligaram e disseram que não querem briga”, disse um muito prático Donald Trump.
Os dois lados acertaram uma trégua não oficial em maio e o presidente americano, assoberbado pela impopular guerra no Irã, não quer mais problemas.
Resumo agregado pelo 5News a partir do feed público do veículo. A matéria completa, com todo o contexto, está em veja.abril.com.br — o conteúdo pertence a Veja.