As revoltas negras que desafiaram a escravidão em Alagoas
O plano era atacar na noite de Natal de 1815.
Enquanto a população se prepararia para as celebrações, africanos escravizados de maioria muçulmana se reuniriam.
Os tambores soariam mais fortes e a ordem colonial seria enfrentada.
Há meses eles articulavam uma revolta que envolvia distribuição de armas, contatos com quilombolas e a expectativa de conquistar a liberdade.
Nos últimos meses daquele ano, a tensão dominava as autoridades locais, que solicitaram ajuda do Exército para sufocar a conspiração.
O episódio é um dos três movimentos analisados pelo historiador Danilo Luiz Marques no artigo “Malês, Cabanos e Marimbondos: histórias da resistência negra em Alagoas (1815-1852) ”, publicado na Sankofa.
Revista de História da África e de Estudos da Diáspora Africana, em 2024.
O objetivo é investigar as formas de resistência à escravidão em Alagoas na primeira metade do século XIX, deslocando o foco da atuação das autoridades para as experiências dos escravizados e suas relações com libertos, indígenas e livres pobres.
Para Marques, as revoltas não podem ser entendidas apenas como episódios isolados de violência contra a ordem.
Elas expressavam diferentes estratégias de busca pela liberdade, que iam da organização de insurreições e formação de quilombos à participação em guerras populares e à resistência contra medidas do Estado.
A conspiração de 1815 mostra a importância das redes de sociabilidade negra.
Batuques, festas e reuniões religiosas não eram apenas manifestações culturais: podiam funcionar como espaços de comunicação, organização e planejamento.
Os revoltosos mantinham conexões com quilombos, entre eles o localizado na Gruta do Mija Cachorro.
A repressão foi severa.
Resumo agregado pelo 5News a partir do feed público do veículo. A matéria completa, com todo o contexto, está em www.metropoles.com — o conteúdo pertence a Metrópoles.