As tormentas que o tempo não leva
Há livros que contam uma história.
Outros contam um país.
Maria das Tormentas, do escritor são-tomense Lúcio Neto Amado, faz as duas coisas.
Mas talvez faça ainda mais: conta como o tempo continua vivendo dentro das pessoas.Ao terminar a leitura, tive a impressão de que a protagonista não era apenas Maria.
Era a própria memória.
Uma memória que atravessa gerações, resiste ao esquecimento e insiste em lembrar que o passado nunca desaparece completamente.
Muda de forma.
Às vezes, transforma-se em saudade.
Outras, em silêncio.
Muitas vezes, em desigualdade.A literatura tem esse privilégio que os livros de História raramente alcançam.
Enquanto estes registram datas, decretos e batalhas, o romance revela aquilo que os documentos oficiais dificilmente conseguem capturar: o medo, a esperança, a culpa, os afetos e as perdas.
É nesse território que Lúcio Neto Amado constrói sua narrativa.As tormentas do título não pertencem apenas à personagem.
São as tormentas da escravidão, da colonização, da independência e da difícil construção de uma identidade nacional.
Tempestades que atravessam São Tomé e Príncipe, mas que, de certo modo, dialogam com toda a história da lusofonia.
Resumo agregado pelo 5News a partir do feed público do veículo. A matéria completa, com todo o contexto, está em atarde.com.br — o conteúdo pertence a A Tarde.