Içamento de pórtico de pedágio da BR-251, em MG, é adiado para segunda (14)
Imagem gerada por IA para demonstrar um tipo de pórtico Ecovias das Gerais O içamento do primeiro pórtico de pedágio da BR-251, no Norte de Minas Gerais, foi adiado para segunda-feira (14).
A intervenção estava prevista para este sábado (12).
Segundo a concessionária que administra a rodovia, o adiamento ocorreu por questões técnicas relacionadas à montagem da estrutura. 📲Clique aqui para seguir o canal do g1 Grande Minas no WhatsApp Na segunda-feira, os trabalhos serão realizados no km 397, em Grão Mogol.
O trânsito ficará em sistema pare e siga a partir das 8h e será totalmente interditado às 9h.
A previsão é de que o fluxo de veículos permaneça totalmente interrompido por 30 minutos.
Ainda de acordo com a concessionária, a expectativa é de que o trânsito seja totalmente liberado a partir das 16h.
Agora no g1 Sobre o pedágio As BRs 116 e 251 terão pedágio sem cabines e sem cancelas.
O modelo, chamado free flow, faz a cobrança eletronicamente por meio de equipamentos instalados sobre a pista, capazes de identificar os veículos em movimento e registrar a passagem automaticamente.
A tecnologia substitui as tradicionais praças de pedágio por pórticos equipados com câmeras e sensores, capazes de identificar os veículos em movimento e realizar a cobrança sem necessidade de parada.
No sistema, a identificação dos veículos ocorre por meio de uma tag eletrônica instalada no para-brisa ou pela leitura da placa por câmeras de reconhecimento óptico de caracteres (OCR).
Os sensores também classificam os veículos conforme altura, largura, comprimento e número de eixos, garantindo a cobrança da tarifa correspondente à categoria.
Motoristas que possuem tag eletrônica terão a cobrança realizada automaticamente no momento da passagem pelo pórtico, sem necessidade de qualquer ação adicional.
Além da praticidade, a modalidade garante desconto de 5% sobre o valor da tarifa e permite acesso ao Desconto para Usuários Frequentes (DUF).
Já os condutores que não possuem tag, ou que estiverem com o dispositivo inativo, terão o veículo identificado pela placa.Nesses casos, o pagamento poderá ser feito em até 30 dias após a passagem por meio da internet em totens de autoatendimento que serão instalados nos Serviços de Atendimento ao Usuário (SAU).
Resumo agregado pelo 5News a partir do feed público do veículo. A matéria completa, com todo o contexto, está em g1.globo.com — o conteúdo pertence a G1.