sábado, 10 de outubro de 2026 PortaisSobre🌓
🇵🇹 PT ▾
ÚLTIMA HORA
› Polígrafo. Portugueses expulsos do Luxemburgo eram "oriundos da Índia e do Nepal"?› Polígrafo. Governo quer reforçar receita com multas e radares?› Polígrafo. Estacionamento do metro do Dragão passou de 90 cêntimos para 20 euros por dia?› Polígrafo. Recolha do lixo é feita durante o dia na Costa da Caparica?› Polígrafo. Dinheiro em numerário acima dos 10 mil euros vai passar a ser ilegal?› Polígrafo. Estão afixados cartazes com médicas islâmicas nos centros de saúde e hospitais portugueses?› Polígrafo. Paragem do sistema eletrónico prejudicou Flávio Bolsonaro?› Polígrafo. Alívio fiscal só dá para pagar meio litro de combustível?› Polígrafo. Lei em vigor permite que crianças façam cirurgia para mudar de sexo?› Veja na íntegra o Polígrafo TVI desta semana› Polígrafo. Portugueses expulsos do Luxemburgo eram "oriundos da Índia e do Nepal"?› Polígrafo. Governo quer reforçar receita com multas e radares?› Polígrafo. Estacionamento do metro do Dragão passou de 90 cêntimos para 20 euros por dia?› Polígrafo. Recolha do lixo é feita durante o dia na Costa da Caparica?› Polígrafo. Dinheiro em numerário acima dos 10 mil euros vai passar a ser ilegal?› Polígrafo. Estão afixados cartazes com médicas islâmicas nos centros de saúde e hospitais portugueses?› Polígrafo. Paragem do sistema eletrónico prejudicou Flávio Bolsonaro?› Polígrafo. Alívio fiscal só dá para pagar meio litro de combustível?› Polígrafo. Lei em vigor permite que crianças façam cirurgia para mudar de sexo?› Veja na íntegra o Polígrafo TVI desta semana
Últimas

Gonçalo Waddington leva "O Pai" de Strindberg ao São Luiz

Observador ·
Gonçalo Waddington leva "O Pai" de Strindberg ao São Luiz

Uma luta de poder “recalcada” entre um homem e uma mulher, escondida sob a disputa pelo futuro da filha, está no centro de O Pai , de August Strindberg, que Gonçalo Waddington encena e protagoniza no São Luiz, em Lisboa.

Escrita em 1887, a peça do dramaturgo sueco, que se estreia na quarta-feira, coloca frente a frente o Capitão e a mulher, Laura, em conflito sobre a educação da filha, Berta, mas, para Gonçalo Waddington, aquilo que parece estar em causa é um confronto mais profundo.

É “a relação de um casal e como é que uma suposta ideia de poder sobre a filha esconde uma luta de poder ainda mais recalcada e mais potente”, explicou o encenador aos jornalistas, no final de um ensaio de imprensa.

Uma luta que o encenador compara a “uma espécie de lava escondida que neste momento está em erupção”, num texto em que considera particularmente importante “o que se esconde e o que não está mostrado” e permanece subjacente à ação.

Em O Pai , o Capitão decide enviar Berta para a cidade (para fora de casa), contra a vontade de Laura. Perante a tentativa do marido de impor a sua autoridade, a mulher lança-lhe a dúvida sobre a paternidade da filha, desencadeando um processo de desagregação mental.

À medida que o confronto avança, a filha deixa de ser o verdadeiro centro da disputa e a peça expõe as relações de poder entre duas pessoas que partem de posições profundamente desiguais.

O Capitão ocupa o lugar de autoridade que a sociedade do final do século XIX reserva ao homem, embora não esteja preparado para exercer essa autoridade no espaço familiar, explica Gonçalo Waddington.

“Ele é o homem, ele é que recebe o dinheiro, ele é militar, ele tem uma posição. E ele tem que exercer autoridade”, afirmou, acrescentando que, ao contrário da instituição militar, a família não obedece a essa hierarquia.

Laura, pelo contrário, “não tem as mesmas armas que ele, ela não tem o dinheiro, porque o dinheiro pertence ao marido […], não tem um trabalho, não tem uma carreira, não vota”, mas isso não significa que seja uma personagem passiva ou simplesmente uma vítima.

“Ela tem o direito de ser tão filha da mãe como ele”, afirmou o encenador, sublinhando que ambos combatem “com tudo”.

A violência desse confronto coloca a encenação perante a questão da misoginia atribuída a Strindberg, que deixou escritos profundamente hostis às mulheres e concebia as relações entre os sexos como uma luta pelo poder.

Gonçalo Waddington não contorna a misoginia do autor, mas considera que a personagem de Laura torna mais complexa uma leitura nesse sentido, porque a sua força reside precisamente em enfrentar o marido apesar da desigualdade social e económica entre ambos.

Numa das discussões, num momento em que o processo de loucura do Capitão, induzido pela dúvida persistente sobre a paternidade, já vai avançado, Laura diz-lhe: “Já deves ter percebido que a minha inteligência está à altura da minha vontade, que sou superior”.

“O Strindberg era misógino, mas nesta peça não é muito”, afirmou, defendendo que o dramaturgo criou algumas “das personagens femininas mais incríveis”.

Ler a notícia completa no Observador ›

Resumo agregado pelo 5News a partir do feed público do veículo. A matéria completa, com todo o contexto, está em observador.pt — o conteúdo pertence a Observador.

Mais de Observador

Ver tudo ›

Mais em Últimas

Ver tudo ›