sexta-feira, 9 de outubro de 2026 PortaisSobre🌓
🇵🇹 PT ▾
ÚLTIMA HORA
› Portugueses detidos em Israel chegam este sábado a Portugal› Sem excêntricos, jackpot do Euromilhões engorda. O que vem para Portugal?› "Confiamos que o orçamento tem de ser equilibrado", diz Leitão Amaro› População de Boticas trava trabalhos de mineração de lítio› Violações em Portugal atingem número recorde› Rei de Marrocos defende maior reforço na luta contra a imigração irregular› Jovens manifestantes envolvidos em confrontos com a polícia em Bruxelas› Salários, sindicalismo e Segurança Social são prioridades da UGT para os próximos quatro anos› ULS com financiamento máximo de 14 mil milhões e prémios de desempenho em 2027› Lula faz comício em reduto bolsonarista e eleitores estranham falta de material de campanha› Portugueses detidos em Israel chegam este sábado a Portugal› Sem excêntricos, jackpot do Euromilhões engorda. O que vem para Portugal?› "Confiamos que o orçamento tem de ser equilibrado", diz Leitão Amaro› População de Boticas trava trabalhos de mineração de lítio› Violações em Portugal atingem número recorde› Rei de Marrocos defende maior reforço na luta contra a imigração irregular› Jovens manifestantes envolvidos em confrontos com a polícia em Bruxelas› Salários, sindicalismo e Segurança Social são prioridades da UGT para os próximos quatro anos› ULS com financiamento máximo de 14 mil milhões e prémios de desempenho em 2027› Lula faz comício em reduto bolsonarista e eleitores estranham falta de material de campanha
Economia

Orçamento em 10 números, do crescimento de 2,3% ao salário mínimo nos 970 euros. Veja aqui

Jornal Económico ·
Orçamento em 10 números, do crescimento de 2,3% ao salário mínimo nos 970 euros. Veja aqui

A proposta do OE2027 vai ser discutida e votada na generalidade entre 27 e 28 de outubro.

A votação final global está marcada para 24 de novembro, após o processo de debate na especialidade.

Crescimento da economia de 2,3% este ano A proposta de Orçamento do Estado para 2027 prevê um crescimento da economia de 2,3% este ano e de 2,1% em 2027.

Segundo explicam as Finanças no relatório que acompanha a proposta orçamental, em 2027 “o abrandamento do investimento, determinado pelo fim do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), deverá ser parcialmente compensado por uma aceleração das exportações líquidas, dada a evolução assumida para a procura externa dirigida à economia portuguesa, implicando um crescimento quase inalterado do Produto Interno Bruto [PIB], de 2,1%”.

Excedente de 0,1% em 2027 O Governo prevê atingir um saldo orçamental nulo este ano e um excedente de 0,1% do PIB no próximo.

Inflação deve atingir os 2,9% este ano “Para 2026, antecipa-se uma taxa de inflação média, medida pelo IHPC, de 2,9%, que deverá diminuir para 2,3% em 2027, tendo em conta as hipóteses assumidas para o preço do petróleo e a projeção de abrandamento dos custos unitários do trabalho”, indica o Governo.

Dívida pública recua para 84,5% em 2027 O rácio da dívida pública vai recuar para 87,5% do PIB em 2026 e 84,5% em 2027, de acordo com as estimativas inscritas no relatório que acompanha a proposta orçamental.

Taxa de desemprego recua para 5,7% em 2027 O Governo estima uma diminuição da taxa de desemprego para 5,8% em 2026 e 5,7% em 2027, segundo a proposta do OE2027 entregue hoje no parlamento.

Escalões de IRS atualizados em 3,88% Os limites dos nove escalões de IRS serão atualizados em 3,88% no próximo ano, segundo a proposta de OE2027, que inclui também uma atualização do mínimo de existência.

Taxa de solidariedade no 9.º escalão A proposta de Orçamento sobe o patamar de rendimentos a partir do qual incide a taxa de solidariedade de IRS que desde a ‘troika’ tributa os rendimentos mais altos, alinhando-a com o 9.º escalão.

Neste momento, a taxa incide sobre a fatia de rendimentos acima de 80.000 euros e, segundo a proposta do Governo, passará a aplicar-se aos rendimentos acima de 89.995 euros, o mesmo valor que define o 9.º escalão.

Salário mínimo nos 970 euros “Em 2027, o Governo da AD elevará o salário mínimo Retribuição Mínima Mensal Garantida (RMMG) para os 970 euros, concretizando o terceiro aumento consecutivo desde que tomou posse o XXIV Governo Constitucional, em 2024, ano em que a RMMG se cifrava nos 820 euros”, salienta o documento.

O salário mínimo está nos 920 euros.

Ler a notícia completa no Jornal Económico ›

Resumo agregado pelo 5News a partir do feed público do veículo. A matéria completa, com todo o contexto, está em jornaleconomico.sapo.pt — o conteúdo pertence a Jornal Económico.

Este assunto em outros veículos

Mais de Jornal Económico

Ver tudo ›

Mais em Economia

Ver tudo ›