domingo, 11 de outubro de 2026 PortaisSobre🌓
🇵🇹 PT ▾
ÚLTIMA HORA
› Ex-presidente colombiano propõe ativismo digital para apoiar Lula› 5h Manifestações. Milhares na rua contra aumento do custo de vida› Centeno desafia Montenegro: "O que fez para se distinguir de Sócrates?"› José Luís Carneiro explica que o PS faz oposição ao Governo, "não ao país"› Ministra garante que pensionistas não vão perder poder de compra› "Não dá mais para viver assim": Lisboa e Porto juntam-se à onda de protestos na Europa› Ballet do Douro. Companhia vai apresentar espetáculo inspirado em Camões› FITU Cidade do Porto volta a juntar tunas de norte a sul do país› Tarde de convívio (e muita dança) junta mais de 800 idosos em Chaves› Fábrica de Vila do Conde produz 11 mil lentes oftalmológicas por dia› Ex-presidente colombiano propõe ativismo digital para apoiar Lula› 5h Manifestações. Milhares na rua contra aumento do custo de vida› Centeno desafia Montenegro: "O que fez para se distinguir de Sócrates?"› José Luís Carneiro explica que o PS faz oposição ao Governo, "não ao país"› Ministra garante que pensionistas não vão perder poder de compra› "Não dá mais para viver assim": Lisboa e Porto juntam-se à onda de protestos na Europa› Ballet do Douro. Companhia vai apresentar espetáculo inspirado em Camões› FITU Cidade do Porto volta a juntar tunas de norte a sul do país› Tarde de convívio (e muita dança) junta mais de 800 idosos em Chaves› Fábrica de Vila do Conde produz 11 mil lentes oftalmológicas por dia
Últimas

Jorge Palma, que terrapianou os nossos campos

CNN Portugal ·
Jorge Palma, que terrapianou os nossos campos

Cada um de nós perdoou-se pelo menos uma vez com Jorge Palma. Pelos males que fizemos, não a outros, mas a nós mesmos. Pelas fendas, lascas, feridas que esventrámos sem crer nos nossos desfazeres sangrentos. Porque o Palma é abissalmente humano, a ele devemos paixão e compaixão. As canções do Palma não nos absolvem, perdoam-nos. Nunca de vez, pelo menos uma vez. “Tenho duas almas em guerra / E sei que nenhuma vai ganhar”.

Agora é a manhã depois da sua vida e nós andamos para aqui desconsolados agarrados aos poemas. O Palma nunca foi herói nem anti-herói, ele cantou como um romântico curável treinado a estar perto do fim. As músicas não são salmos, as letras não são escrituras e ele não é sacerdote, é o tipo na rua de viola às costas que canta de fora um sistema que devora. As canções ensinam-nos não a estar menos sós, mas a estar melhor sós. “Descobres o mundo de quem tem pouco a perder / E sobes às estrelas que ontem não podias ver”.

Fiz programas de televisão com canções do Palma, escrevi editoriais citando letras do Palma – um em 2010, antes da troika, sobre as nossas dependências da dívida, credo! – mas a minha pelo-menos-uma-vez foi em 1991, de mão rasgada, ossos fraturados e outros traumatismos sulcados num desastre, o médico prescreveu entorpecentes e o descanso absurdo de não pensar, de não raciocinar nem estudar nem nada, era urgente não sentir urgência, e eu inscrevi-me no sanatório musical de “Só”, álbum acabado de sair da editora e de entrar em nós, um piano que para sempre ouvi vivo, ao vivo e ao morto, que faz da cidade de batalha um campo de paz ou pelo menos de pazes, “nós sem ti não sabemos, mamã / Libertar-nos do mal”. É difícil perceber a chave deste álbum, tirando a decisão de que não precisamos de percebê-lo, porque pode um álbum tão deprimido salvar, porque pode a besta dormir na mesma cama, porque pode o paroxismo ser sucedido havendo estrada para andar, porque pode a liberdade, “uma maluca que sabe quanto vale um beijo”.

Um beijo. Uma primeira partilha de uma canção do Palma como declaração secreta de amor, o meu amor de lábios de silêncio e mão de bailarina, a miúda-fogueira-exagero-feiticeira que diz que sem ti não sabe voar, o Palma do bairro do amor e do mapa astral das canções de Lisboa e das casas da música do Porto onde queremos ainda viver depois do fim o verão, “eu sei que tu compreendes bem”.

Escrever hoje, nesta manhã, é uma forma de dizer obrigado, obrigado ao Palma e obrigado à vida por sermos parte deste tempo neste lugar, um tempo de monstros desenjaulados e de julgamentos sumários, um lugar de círculos viciados, de emergências e solidões, de homens de soqueira contra o Frágil, mas também um tempo de contradições, de tempestade e suavidade, um lugar de Palma, e “a urgência de agarrar / Qualquer coisa para mostrar / Que afinal nós também temos mão na vida”.

Adeus, ó Palma, deixa-me rir, deixo-te ir e leva as cordas do teu piano.

Ler a notícia completa no CNN Portugal ›

Resumo agregado pelo 5News a partir do feed público do veículo. A matéria completa, com todo o contexto, está em cnnportugal.iol.pt — o conteúdo pertence a CNN Portugal.

Mais de CNN Portugal

Ver tudo ›

Mais em Últimas

Ver tudo ›