quinta-feira, 15 de outubro de 2026 PortaisSobre🌓
🇵🇹 PT ▾
ÚLTIMA HORA
› 3h Ministro das Finanças defende que é preciso completar a privatização da TAP› Nahir fugiu do Afeganistão quando os talibãs retomaram o poder. Portugal abriu-lhe as portas› Milhares de cartas estão a ser encontrados no meio do mato na Serra de Aire e Candeeiros› Zelensky admite que se sentiu traído por Trump, que parece disposto a sacrificar a Ucrânia› Onda de protestos estudantis em França acalmou. Ainda assim, houve muitas escolas fechadas› TAP concentra-se cada vez mais em Lisboa. Não tem voos internacionais no Faro e nas ilhas› Três mulheres assassinadas por homens nos últimos dias em Portugal› Houthis reivindicam mais ataques à Arábia Saudita. Iémen enfrenta situação humanitária dramática› Trump já fala como se fosse dono da Gronelândia. Dinamarca responde› "Garantimos que cada português que teve esse esforço adicional vai ser ressarcido do que foi investido na TAP"› 3h Ministro das Finanças defende que é preciso completar a privatização da TAP› Nahir fugiu do Afeganistão quando os talibãs retomaram o poder. Portugal abriu-lhe as portas› Milhares de cartas estão a ser encontrados no meio do mato na Serra de Aire e Candeeiros› Zelensky admite que se sentiu traído por Trump, que parece disposto a sacrificar a Ucrânia› Onda de protestos estudantis em França acalmou. Ainda assim, houve muitas escolas fechadas› TAP concentra-se cada vez mais em Lisboa. Não tem voos internacionais no Faro e nas ilhas› Três mulheres assassinadas por homens nos últimos dias em Portugal› Houthis reivindicam mais ataques à Arábia Saudita. Iémen enfrenta situação humanitária dramática› Trump já fala como se fosse dono da Gronelândia. Dinamarca responde› "Garantimos que cada português que teve esse esforço adicional vai ser ressarcido do que foi investido na TAP"
Últimas

Uma nova política de soberania económica

Diário de Notícias ·
Uma nova política de soberania económica

A escolha da Lufthansa para a compra de uma participação minoritária da TAP, mas com controlo sobre a gestão, constitui um momento decisivo para a companhia aérea nacional.

Este passo poderá também ter um significado mais amplo, inserindo-se numa nova forma de encarar a presença do Estado nos setores ditos “estratégicos” da economia.

Durante décadas, a discussão centrou-se na velha dicotomia entre privatizar ou nacionalizar.

Os sucessivos governos, com maior ou menor entusiasmo, seguiram essencialmente a mesma receita: privatizar, privatizar e voltar a privatizar.

Esta fórmula aplicou-se tanto a monopólios naturais como a REN ou a ANA, como a empresas que operam em concorrência, como a TAP, sempre com o argumento de que os privados gerem melhor que o Estado.

Este argumento tem fundamento, como se vê pelo sucesso de várias empresas privatizadas nas últimas décadas.

Contudo, a atual conjuntura internacional, marcada pelo regresso dos protecionismos e pelo fim da globalização como a conhecíamos, faz com que a presença pública em setores críticos volte à ordem do dia.

"A escolha da Lufthansa para a compra de uma participação minoritária da TAP, mas com controlo sobre a gestão, constitui um momento decisivo para a companhia aérea nacional." A tendência atual já não passa por um Estado acionista de controlo, com poderes sobre a gestão diária, mas sim por um Estado investidor estratégico.

Este assume participações minoritárias, mas influentes, em empresas de interesse público relevante.

Daí a anunciada intenção de criar um fundo soberano português (originalmente proposto pelo ex-ministro socialista Fernando Medina), a compra de uma participação pública na REN e, até, a hipótese de adquirir até 5% do capital do Millennium bcp, noticiada na semana passada pelo Expresso .

Bem assessoradas na corrida à TAP, tanto a Lufthansa como a Air France-KLM compreenderam este novo paradigma e propuseram uma troca de ações se o Estado aceitar a privatização total a médio prazo.

Ou seja, numa fase futura, em que aceite privatizar de vez a TAP, o Estado português receberá o equivalente a 5% do capital da Lufthansa, além de um encaixe financeiro, tornando-se assim um o segundo maior acionista do gigante alemão.

É este o ar dos tempos no mundo ocidental em 2026.

A França mantém posições relevantes na defesa, energia e transportes.

Ler a notícia completa no Diário de Notícias ›

Resumo agregado pelo 5News a partir do feed público do veículo. A matéria completa, com todo o contexto, está em www.dn.pt — o conteúdo pertence a Diário de Notícias.

Mais de Diário de Notícias

Ver tudo ›

Mais em Últimas

Ver tudo ›