sexta-feira, 9 de outubro de 2026 PortaisSobre🌓
🇵🇹 PT ▾
ÚLTIMA HORA
Economia

Quanto poupará com a descida do IRS quem ganha 1.000? E quem recebe mais?

Notícias ao Minuto - Economia ·
Quanto poupará com a descida do IRS quem ganha 1.000? E quem recebe mais?

A informação divulgada no Portal do Governo enquanto o primeiro-ministro falava hoje à noite ao país a partir da residência oficial, em S. Bento (Lisboa), permite medir o resultado da redução do IRS em relação às taxas atuais.

Com as novas taxas de IRS , um trabalhador por conta de outrem, solteiro e sem filhos, que viva em Portugal continental e que tenha um rendimento de 1.000 brutos por mês, irá poupar mais 12,10 euros este ano.

Na mesma situação familiar, um trabalhador com um vencimento bruto de 1.500 euros terá uma poupança adicional anual 65,32 euros.

No caso de um trabalhador que receba por mês 2.000 euros brutos, o desagravamento adicional será de 100,44 euros.

Numa remuneração bruta de 3.500 euros, o corte no IRS é de 171,50 euros.

Segundo as mesmas simulações, um pensionista que seja o único titular de rendimentos e que aufira uma reforma bruta com os mesmos valores terá reduções iguais às que o Governo estima para os trabalhadores solteiros sem filhos.

Num casal com dois filhos e em que os dois pais são trabalhadores dependentes, o impacto é diferente do que se projeta para os trabalhadores solteiros e pensionistas, dadas as especificidades do agregado familiar.

Simulando uma situação em que os dois pais têm igual rendimento, de 1.000 euros brutos por mês, e em que a declaração do IRS é feita em conjunto, as alterações propostas pelo Governo não alteram a situação fiscal, porque os contribuintes já não pagam IRS.

Para este universo, "a coleta de IRS resultante da aplicação das taxas do Orçamento do Estado para 2026 já era igual a zero", explica o executivo no documento divulgado no seu site.

Num casal em que um ganha 1.500 euros brutos por mês e outro recebe 1.300 euros, a descida será de 116,64 euros face ao nível de tributação atual.

Se um membro do casal receber 2.500 euros brutos e o outro ganhar 1.500 euros, o alívio adicional anual será de 200,88 euros.

Já se o salário bruto de um for de 3.700 euros e o do outro for de 2.000 euros, o corte adicional no IRS anual será de 292,62 euros.

Assumindo que um dos elementos do casal ganha 5.000 euros e o outro aufere 3.000 euros, a diminuição face ao atual IRS será de 343,66 euros.

As simulações do Governo assumem como pressuposto que as taxas de IRS irão baixar entre 0,3 e 0,5 pontos até ao 6.º degrau de rendimentos, de acordo com a proposta de lei que o executivo vai apresentar no parlamento.

Ler a notícia completa no Notícias ao Minuto - Economia ›

Resumo agregado pelo 5News a partir do feed público do veículo. A matéria completa, com todo o contexto, está em www.noticiasaominuto.com — o conteúdo pertence a Notícias ao Minuto - Economia.

Mais de Notícias ao Minuto - Economia

Ver tudo ›

Mais em Economia

Ver tudo ›