domingo, 11 de outubro de 2026 PortaisSobre🌓
🇵🇹 PT ▾
ÚLTIMA HORA
› PS/Gaia acusa Governo de deixar Hospital Eduardo Santos Silva "esquecido"› Zelensky aceita ir a eleições, mas impõe condição: cessar-fogo de 60 dias› Moscovo condena ataque ao aeroporto de Riade e apela à diplomacia› PSP alerta que aumento salarial do OE2027 não recupera perdas de 2026› "Amor Azul" de Gilberto Gil junta ópera e música popular brasileira› Inteligência Artificial. Aliada ou ameaça para os alunos?› 14h Nódulo no pulmão: Papa Leão XIV é operado no início da semana› Ministro da Defesa israelita ameaça eliminar líder do Hamas› Américo Aguiar expressa solidariedade com Papa após anúncio de cirurgia› Almoço de domingo: na Taberna do Carró tudo é feito à moda antiga e à moda de Moncorvo› PS/Gaia acusa Governo de deixar Hospital Eduardo Santos Silva "esquecido"› Zelensky aceita ir a eleições, mas impõe condição: cessar-fogo de 60 dias› Moscovo condena ataque ao aeroporto de Riade e apela à diplomacia› PSP alerta que aumento salarial do OE2027 não recupera perdas de 2026› "Amor Azul" de Gilberto Gil junta ópera e música popular brasileira› Inteligência Artificial. Aliada ou ameaça para os alunos?› 14h Nódulo no pulmão: Papa Leão XIV é operado no início da semana› Ministro da Defesa israelita ameaça eliminar líder do Hamas› Américo Aguiar expressa solidariedade com Papa após anúncio de cirurgia› Almoço de domingo: na Taberna do Carró tudo é feito à moda antiga e à moda de Moncorvo
Economia

"Não deixe para depois". Fisco deixa aviso sobre validação de faturas

Notícias ao Minuto - Economia ·
"Não deixe para depois". Fisco deixa aviso sobre validação de faturas

A Autoridade Tributária e Aduaneira (AT) recomenda que os contribuintes aproveitem o fim das férias e o regresso ao trabalho para validarem as faturas pendentes no Portal das Finanças, para efeitos do IRS.

"Check-up pós-férias? As malas já estão arrumadas, as fotos já foram vistas, entre restaurantes, hotéis, museus, passeios e aquelas compras de última hora, aproveite o regresso à rotina para validar estas faturas no e-fatura ", disse a AT, numa publicação partilhada nas redes sociais.

Nesta senda, o Fisco recomenda que os contribuintes sigam estes passos:

" Não deixe para depois, associe já as faturas aos setores corretos e garanta o seu benefício em IRS ", aconselham as Finanças.

A AT recorda ainda que o e-fatura contém categorias especiais para despesas em:

A Autoridade Tributária e Aduaneira (AT) lembrou já também que os contribuintes já podem validar as faturas de despesas da área da cultura no portal e-Fatura para efeitos do IRS. A funcionalidade, recorde-se, foi introduzida este ano.

"Sabia que as despesas com cultura já podem ser classificadas na App do e-Fatura? Se comprar livros, assistir a espetáculos de teatro, visitar museus, monumentos ou outras atividades culturais elegíveis, essas despesas podem dar direito a uma dedução no IRS", explica o Fisco, numa publicação partilhada nas redes sociais.

O Fisco sublinha que, "além de incentivar o acesso à cultura, esta é uma forma de aproveitar um benefício fiscal previsto na lei".

"Por isso, da próxima vez que comprar um livro ou visitar um espaço cultural, não se esqueça de pedir a sua fatura", recomenda.

O que mudou? A partir deste ano, quem pedir fatura com Número de Identificação Fiscal (NIF) em determinadas despesas culturais, terá acesso ao incentivo de IRS pela exigência de fatura, abatendo ao imposto o equivalente a 15% do IVA suportado nessas compras.

Com a entrada em vigor da lei do Orçamento do Estado para 2026 (OE2026) em 1 de janeiro, o Código do IRS passou a incluir no benefício fiscal as despesas com livros em estabelecimentos especializados, bilhetes de teatro, música, dança e outras atividades artísticas e literárias, bilhetes em salas de espetáculos e atividades conexas, atividades em bibliotecas, arquivos, museus, sítios e monumentos históricos.

Antes, o Portal das Finanças só permitia validar as despesas dos setores de atividade que já antes davam acesso ao benefício fiscal, como gastos em restaurantes, cafés, cabeleireiros, barbeiros, institutos de beleza, ginásios, passes e bilhetes em transportes públicos, oficinas de reparação automóvel ou veterinários.

Como a nova categoria só se aplica às faturas emitidas a partir de 1 de janeiro de 2026, a classificação contará para o IRS relativo aos rendimentos ganhos ao longo deste ano de 2026, a declarar entre abril e junho de 2027.

Os contribuintes poderão validar essas faturas até 1 de março de 2027.

Ler a notícia completa no Notícias ao Minuto - Economia ›

Resumo agregado pelo 5News a partir do feed público do veículo. A matéria completa, com todo o contexto, está em www.noticiasaominuto.com — o conteúdo pertence a Notícias ao Minuto - Economia.

Mais de Notícias ao Minuto - Economia

Ver tudo ›

Mais em Economia

Ver tudo ›