sexta-feira, 9 de outubro de 2026 PortaisSobre🌓
🇵🇹 PT ▾
ÚLTIMA HORA
› Paquistão envia soldados para Arábia Saudita em novo pacto de defesa› Execução de autor de massacre em Fort Hood será transmitida ao vivo› Governo compromete-se com Comissão Europeia a rever gratuitidade dos museus em 2027› Diretores adjuntos da Lusa assumem direção interina até final de outubro› Seguro apelou aos mecenas para apoiar Casa da Arquitetura em Matosinhos› Petróleo? Delcy diz que Venezuela está a negociar mais 44 acordos› EUA. Juiz ordena regresso de egípcio deportado para Guiné Equatorial› 23h Dois portugueses foram detidos pelo exército israelita na Cisjordânia, um deles é jornalista› Carro abalroado por comboio em Vila Nova da Barquinha› Detido por tráfico de droga em Alcobaça. Apreendidas 7 plantas de canábis› Paquistão envia soldados para Arábia Saudita em novo pacto de defesa› Execução de autor de massacre em Fort Hood será transmitida ao vivo› Governo compromete-se com Comissão Europeia a rever gratuitidade dos museus em 2027› Diretores adjuntos da Lusa assumem direção interina até final de outubro› Seguro apelou aos mecenas para apoiar Casa da Arquitetura em Matosinhos› Petróleo? Delcy diz que Venezuela está a negociar mais 44 acordos› EUA. Juiz ordena regresso de egípcio deportado para Guiné Equatorial› 23h Dois portugueses foram detidos pelo exército israelita na Cisjordânia, um deles é jornalista› Carro abalroado por comboio em Vila Nova da Barquinha› Detido por tráfico de droga em Alcobaça. Apreendidas 7 plantas de canábis
Últimas

A máquina de nos tornar maquinismos

Diário de Notícias ·

Je est un autre Rimbaud Eu é um outro – quando Rimbaud exprimiu esta máxima abordou o essencial da escrita e da arte: procuramos, por muito que nos mantenhamos agarrados ao nosso pobre eu, essa capacidade de ser outro que reside na invenção de personagens e situações fictícias, na tensão com as palavras e os seus sentidos que trabalha toda a poesia, na entrega às cores e aos sons, para além da mímese, na busca de um fator de perturbação, que alargue e ilumine a nossa percepção do mundo.

Toda a simplificação e redução da capacidade de invenção de mundos possíveis e de identificação com o outro de nós mesmos atenta contra a nossa condição humana.

O fascínio pela mecanização da Humanidade ou pela sua superação por máquinas pós humanas tem que ver com essa vontade, que é uma pura vontade de poder, vontade de aniquilar no género humano todo o seu potencial de liberdade.

Nesse sentido, o projeto, alegadamente atribuído às máquinas que criámos, de nos destruir, é na realidade a máscara dessa vontade de poder insaciável, que quer formatar o humano à medida de um instrumento mecânico, de um escravo sem qualquer capacidade de revolta.

A ilusão dos ludditas, que parece estarmos a repetir, foi a de atribuir às máquinas que tornaram possível a Revolução Industrial o desapossamento dos trabalhadores do sentido do seu trabalho, que decorria de um processo de transformação social.

As máquinas eram instrumentos apenas de um projeto novo de poder, humano, demasiado humano.

As máquinas que inventámos só nos irão matar se para isso forem programadas, tal como, neste momento, elas só infringem as regras e invadem domínios reservados de empresas concorrentes porque nada na sua concepção e montagem foi destinado a impedir essas violações, do mesmo modo que a desregulação financeira fomenta a liberdade de especulação e propicia a eclosão de crises.

Escrevo estas palavras na perfeita consciência de que estou a abordar assuntos que mal conheço.

Serão intuições ou simples wishful thinkings ? Seja como for, exprimo aqui ao mesmo tempo o meu medo e a minha esperança.

Porque se limitarmos a nossa “consciência antecipatória” (Ernst Bloch, no Princípio Esperança ), sacrificando-a ao eterno e conformado presente do “ there is no alternative – TINA ”, estamos na verdade a mutilarmo-nos como seres humanos e a aceitar um destino de máquinas subalternas.

O debate em curso sobre a Educação não pode ocultar, atrás de números, percentagens e tabelas, a degradação cultural que a redução ao mínimo dos estudos históricos, literários e artísticos no ensino secundário tem vindo a provocar nas últimas décadas.

A diminuição da exigência é um mal: mas a diluição dos objetivos é um mal maior.

Ler a notícia completa no Diário de Notícias ›

Resumo agregado pelo 5News a partir do feed público do veículo. A matéria completa, com todo o contexto, está em www.dn.pt — o conteúdo pertence a Diário de Notícias.

Mais de Diário de Notícias

Ver tudo ›

Mais em Últimas

Ver tudo ›