terça-feira, 20 de outubro de 2026 PortaisSobre🌓
🇵🇹 PT ▾
ÚLTIMA HORA
› Explosão em garagem provoca destruição em prédio de Coimbra e deixa dezenas de moradores desalojados› Sócrates voltou a tribunal mas sessão terminou poucos minutos depois› Só 1,3% das empresas conseguiu aumentar o volume de negócios de forma consecutiva nos últimos dez anos› À venda na Vinted: eis o destino de muitos dos produtos roubados em França› Há histórias que o tempo não consegue afundar. Esta é uma delas› Setor automóvel regista "explosão" da procura por peças usadas. Poupança ultrapassa os 70%› Outono veio para ficar e até granizo se espera› Este recorde faz Portugal transpirar: são nove ondas de calor, 98 dias› Esta ovelha portuguesa tornou-se um caso raro ao dar à luz› Padre morre atingido por cruz durante missa› Explosão em garagem provoca destruição em prédio de Coimbra e deixa dezenas de moradores desalojados› Sócrates voltou a tribunal mas sessão terminou poucos minutos depois› Só 1,3% das empresas conseguiu aumentar o volume de negócios de forma consecutiva nos últimos dez anos› À venda na Vinted: eis o destino de muitos dos produtos roubados em França› Há histórias que o tempo não consegue afundar. Esta é uma delas› Setor automóvel regista "explosão" da procura por peças usadas. Poupança ultrapassa os 70%› Outono veio para ficar e até granizo se espera› Este recorde faz Portugal transpirar: são nove ondas de calor, 98 dias› Esta ovelha portuguesa tornou-se um caso raro ao dar à luz› Padre morre atingido por cruz durante missa
Últimas

Ainda a definição política deste indivíduo

Observador ·
Ainda a definição política deste indivíduo

Fui parar ao concelho do Seixal, na Margem Sul do Tejo, no ano da graça de 1989. Até então vivíamos no Alto dos Gaios, no Estoril, onde o meu pai pagava uma renda de casa de 20 contos, ganhando 40, com uma mãe desempregada e eu, um bebé carente de fraldas, leite adaptado, pediatras e tudo o que se sabe. Quatro anos depois de eu ter nascido, e nestas circunstâncias, por entre dinheiro poupado e empréstimos pessoais e bancários, lá se conseguiu comprar uma casa naquele lugar que ficava, na época, a uma distância insuportável de Lisboa. Com excepção para umas colónias de férias dos empregos parentais, não se faziam férias fora da “terra”, entre casas de avós, tios e primos. Durante muitos anos, as únicas férias que o meu pai tirava serviam para a colheita da azeitona. Não se comia fora, não tínhamos carro, havia direito a um par de ténis novos por ano, usados até estarem rotos, não havia festinhas de aniversário. Durante muitos anos, os melhores presentes que tinha no Natal foram oferecidos pelas entidades empregadoras lá de casa. Fomos dos últimos a ter telefone fixo. E quando entrei na escola primária, em 1991, por entre cantorias frequentes do Grândola Vila Morena nas festas de fim dos períodos escolares, abriu-se um mar de oportunidades: “Se estudares, podes ter uma vida melhor do que a minha” tornou-se um mantra que, por entre fases melhores e piores, lá acabei por respeitar. Compreendi muito cedo, mesmo que isso só se tivesse tornado claro largos anos depois, que o esforço dependia de mim e não dos outros, que nada vem sem esforço e sacrifício, que não devia ficar a dever nada a ninguém e, ao mesmo tempo, que muita gente nos ajudava e ajudávamos muita gente, e ainda que ninguém me devia nada e muito menos que devia invejar o que os outros tinham a mais do que eu, pelo que, quando cheguei ao ensino secundário, aos 13 anos, e ouvi uma professora dizer-me que, perante um cenário em que eu e outros como eu éramos assaltados frequentemente, a minha obrigação era aceitar o roubo que me era feito porque o privilégio de eu ter algo que outros não tinham legitimava o facto de eu ficar sem as minhas coisas, eu podia nunca ter lido um clássico da filosofia política, mas já era seguro que não podia ser de esquerda. Em que cabeças é que a injustiça ou a crueldade dos meios podiam ter justificação?

Por outro lado, também cedo compreendi que as minhas opiniões não me tornavam melhor pessoa do que os outros – e também nunca aceitei que os outros se achassem melhores pessoas do que eu porque tinham outras opiniões. Talvez também por isso não seja de esquerda. Porque me falta a superioridade moral – ou porque talvez a tenha, mas guardo-a para os meus botões e não faço disso uma arma de arremesso sobre os outros. Tenho muitos amigos e família de esquerda – foi deles, em boa medida, que bebi boas referências culturais que ainda hoje guardo com carinho. Muitos deles são melhores pessoas do que eu. Mas sempre foi muito claro para mim que a bondade de alguém não advém das ideias políticas que professa, como se aderir a um programa ou a um ideal político constituísse um atestado de perfeição.

Nunca vi o mundo dividido entre oprimidos e opressores.

Ler a notícia completa no Observador ›

Resumo agregado pelo 5News a partir do feed público do veículo. A matéria completa, com todo o contexto, está em observador.pt — o conteúdo pertence a Observador.

Mais de Observador

Ver tudo ›

Mais em Últimas

Ver tudo ›