Volta ao mundo real à boleia do Doclisboa
O mundo documental aterra em Lisboa para a 24ª edição do Doclisboa , nos espaços que habitualmente se associam — Culturgest, Cinema São Jorge, Cinemateca Portuguesa e Cinema Ideal — e que, este ano, se estende ao Centro de Arte Moderna da Gulbenkian, palco de uma performance.
Dez dias de propostas de diversas geografias, num total de 198 filmes de 51 países, entre eles 34 estreias mundiais.
De 15 a 25 de outubro celebram-se as diferentes formas de fazer e pensar o cinema.
Guerrilha no Asfalto , de Edgar Pêra , que parte do livro homónimo de Manuel Ricardo Sousa para cruzar os relatos de um antigo operacional das FP-25 com as memórias do realizador sobre os turbulentos anos 1980, entre arquivos, ficção e inteligência artificial é o filme de abertura do Doclisboa.
A Competição Internacional deste ano conta com 11 filmes e inclui sete estreias mundiais, três estreias internacionais e uma estreia europeia.
Já a Competição Portuguesa reúne este ano também um total de 11 filmes, todos em estreia mundial, com novos trabalhos de Inês Oliveira, Ico Costa, Pedro Neves e Manuel Mozos e, a par de realizadores que apresentam pela primeira vez os seus filmes no Doclisboa.
A secção competitiva “Verdes Anos”, que pretende divulgar novos talentos, volta a ocupar um lugar especial na programação do Doclisboa.
Este ano, a competição reúne 11 filmes, sete dos quais em estreia mundial.
Caso de Ponto de Fuga , de Rita Torres (Portugal, 2026), I Fear My Father More than N*tanyahu, de Kay Ayach, numa coprodução que junta Portugal, Hungria, Bélgica e Líbano (2025) ou ainda o português A Pulga, realizado a quatro mãos por Francisco João e Vasco Morais (2026).
Os cineastas convidados para a secção “ Riscos “, que se abre às possibilidades do cinema como arte intimamente associada à experiência da contemporaneidade, incluem a francesa Sophie Roger , autora de uma obra marcada pela liberdade e radicalidade das suas formas, com títulos como Desert Island (2014) e The Bitches (2026) , e o filipino John Torres , de quem serão apresentados três filmes-chave de uma filmografia atravessada por experimentações híbridas e poéticas: The Remotes (2026) , Lukas the Strange (2013) e Todo todo teros (2006).
A eles juntam-se a nomes como Lee Anne Schmitt, Ben Russell, Declan Clarke, Lucía Seles, Ted Fendt e Lynne Sachs.
Mas também Jem Cohen ou Avi Mogravi, cineasta israelita que acompanha o seu professor de árabe, Ali Al Azhari, na busca das ruínas de Saffuriya, aldeia da qual este foi expulso durante a Nakba de 1948.
Resumo agregado pelo 5News a partir do feed público do veículo. A matéria completa, com todo o contexto, está em jornaleconomico.sapo.pt — o conteúdo pertence a Jornal Económico.