sexta-feira, 9 de outubro de 2026 PortaisSobre🌓
🇵🇹 PT ▾
ÚLTIMA HORA
› Malásia encerra escolas devido a fumo tóxico de incêndios na Indonésia› Moçambique exige História nacional às escolas estrangeiras e ensino privado presencial› Portugal notificado por suspeita de fraude com verbas: O que se sabe?› Retomada circulação na Linha da Beira Baixa após acidente que causou um morto› Hoje é notícia: Hospitais a alojar crianças; Ventura preferido para PM› Malásia fecha escolas em partes do país devido a fumo de incêndios na Indonésia› Primeiro-ministro e oposição em debate um dia após a entrega da proposta de Orçamento do Estado para 2027› Governo timorense quer sensibilizar a população para efeitos do El Niño› Delegação de 27 deputados japoneses visita Taiwan em plena tensão com a China› 7h Saúde vai ter menos dinheiro no próximo ano› Malásia encerra escolas devido a fumo tóxico de incêndios na Indonésia› Moçambique exige História nacional às escolas estrangeiras e ensino privado presencial› Portugal notificado por suspeita de fraude com verbas: O que se sabe?› Retomada circulação na Linha da Beira Baixa após acidente que causou um morto› Hoje é notícia: Hospitais a alojar crianças; Ventura preferido para PM› Malásia fecha escolas em partes do país devido a fumo de incêndios na Indonésia› Primeiro-ministro e oposição em debate um dia após a entrega da proposta de Orçamento do Estado para 2027› Governo timorense quer sensibilizar a população para efeitos do El Niño› Delegação de 27 deputados japoneses visita Taiwan em plena tensão com a China› 7h Saúde vai ter menos dinheiro no próximo ano
Últimas

Ricardo Ferreira Reis: "Não íamos dar a vitória aos terro...

Observador ·
Ricardo Ferreira Reis: "Não íamos dar a vitória aos terro...

Esta transcrição foi gerada automaticamente por Inteligência Artificial e pode conter erros ou imprecisões.

Eu vou num instante de Manhattan até Boston, onde está o Ricardo Ferreira Reis, que está a dar aulas nesta altura aqui nos Estados Unidos e que estava cá em 2001. Também é caso, Ricardo, para perguntar onde estava no 11 de setembro.

Olha, não estava em Boston, nem estou em Boston. Estava em Filadélfia e estou em Filadélfia.

Isto fica a cerca de 150 km de Manhattan, estamos a cerca de 150 km de distância, mais ou menos a distância de Leiria a Lisboa ou se quiser, de Pombal a Lisboa.

E mais ou menos a cerca de 200 km de distância do Pentágono. E estou bastante próximo de Shanksville, posso procurar aqui rapidamente a distância que estou de Shanksville, que foi onde caiu o outro avião. Estava aqui no meio de um triângulo onde tudo aconteceu. Estava aqui, estava a fazer o doutoramento, aqui na Universidade da Pensilvânia. Estava a dois quarteirões de onde estou neste momento. Era terça-feira, à terça-feira não tinha aulas, não tive que ir à universidade, estava em casa, recebi uma chamada do Porto, da família, a dizer o que é que se passa. Liguei a televisão, vi em direto o segundo avião e depois deixei de conseguir contactar com Portugal. Uma das coisas que me lembro é que os sistemas de comunicação desapareceram e só coisas muito esporádicas, como o MSN da Microsoft, que havia um sistema de chat mais ou menos improvisado, que se usava, continuou a funcionar e foi dessa maneira que eu consegui mandar informações para a família em Portugal.

Diretamente, obviamente, não fomos afetados porque nada veio para aqui, embora houvesse rumores de que alguns aviões poderiam estar a ser dirigidos para edifícios históricos, isto é uma espécie de Guimarães cá do sítio, o Independence Hall, onde foi assinada a declaração de independência. Eles fizeram um perímetro de segurança brutal à volta disso. Lembro-me bem desse dia, lembro-me de ter ficado em casa a ver as notícias e lembro-me também de uma coisa que combinamos entre nós aqui com os meus colegas americanos, que era que íamos tentar alterar o mínimo possível da nossa rotina para não dar uma vitória aos terroristas e procurar que a vida continuasse o mais possível. E à terça-feira nós jogávamos futebol. Fui jogar futebol.

Exato. Ricardo, esse é um ponto muito interessante. No fundo, deixar que a vida prossiga de forma normal perante estes ataques terroristas bárbaros, que no fundo também são um ataque à nossa forma de estar e de viver no Ocidente. Lembro-me perfeitamente, fazendo aqui um paralelo com os ataques em Paris, no Bataclan, que na noite a seguir não havia viva alma na rua em Paris, o que não é normal. E depois as pessoas regressaram às esplanadas precisamente num ato de desafio a dizer: "Não, esta é a nossa forma de viver e vamos continuar a vivê-la".

Pronto. No meu caso, o desafio foi jogar futebol e mal, como fazia na altura e continuei a fazer agora, mas também para relaxar um pouco de um dia de bastante estresse. Mas a ideia foi exatamente essa. A universidade fechou, passado poucas horas do primeiro embate.

Ler a notícia completa no Observador ›

Resumo agregado pelo 5News a partir do feed público do veículo. A matéria completa, com todo o contexto, está em observador.pt — o conteúdo pertence a Observador.

Mais de Observador

Ver tudo ›

Mais em Últimas

Ver tudo ›