terça-feira, 27 de outubro de 2026 📬 Resumo no TelegramPortaisSobre🌓
🇧🇷 BR ▾
ÚLTIMAS
Últimas

'A Prisioneira', filme de Chantal Akerman, é excessivo e maravilhoso

UOL Notícias ·
'A Prisioneira', filme de Chantal Akerman, é excessivo e maravilhoso

Você tem 7 acessos por dia para dar de presente. Qualquer pessoa que não é assinante poderá ler.

Se há um filme proustiano capaz de nos reenviar à escrita de Marcel Proust, é esta adaptação de "A Prisioneira" feita por Chantal Akerman . E ela, justamente, não se pega na época de Proust e suas particularidades, mas naquilo que Proust pode transmitir em qualquer época.

Ou seja, seu herói, Simon, é um homem contemporâneo e é Proust ao mesmo tempo: um escritor, um aristocrata, um boa vida, se se quiser, cuja obsessão consiste em controlar todos os movimentos de sua amada Aryane.

Não os movimentos exteriores, não só esses pelo menos. Ele a persegue pelas ruas, pelos hotéis, pelos teatros. Mas o espaço físico que ele busca cobrir apenas representa a superfície do que almeja —saber inteiramente quem é essa mulher. E, queira ou não, saber tudo sobre ela , como pensa, o que pensa, implica uma dominação intensa e mais que intensa —sufocante.

Me parece que Machado de Assis resumiu e resolveu essa situação em apenas um belo poema, "A Mosca Azul", texto em que ele foi melhor que Proust. E, pessoalmente, concordo com Borges, quando diz que, de Proust, se poderiam jogar fora páginas e páginas sem que nada de fundamental se altere.

Esse é o paradoxo. "A Prisioneira" é ao mesmo tempo, excessivo e maravilhoso, genial e irritante. Para mim, muito pessoalmente, Proust é assim. Não sou um proustiano.

Mas como Akerman também não é, não inteiramente, em todo caso, seu filme nos traz algo de Hitchcock. Algo, não, muito: ela sabe que faz neste filme o retrato de uma obsessão. E a obsessão é um grande tema hitchcockiano. Não por acaso, algumas cenas parecem nos jogar direto, de cabeça, em "Um Corpo que Cai", por vezes, em "Intriga Internacional".

Mas ver "A Prisioneira" me remeteu também a "O Ano Passado em Marienbad", de Alain Resnais. Me fez ver, aliás, que também "Marienbad" é um filme hitchcockiano em tantos aspectos.

Mas, voltando, a Ackerman: Simon não se conforma em apenas amar Aryane. Ele sabe que ela tem os momentos com suas amigas, longe dele. O que falam? O que conversam? O que desejam?

Ele a segue por vezes; em outros momentos, ele a espera. Em Aryane existe algo de vago. Simon busca precisão. Como se seu trabalho de escritor dependesse disso. Mas seu trabalho é soterrado sob o amor, sob o amor obsessivo. Qualquer resposta vaga de Aryana, qualquer sorriso, qualquer gesto endereçado a outro (ou a outra, pois suas rivais imaginárias ou reais são sempre mulheres).

Ackerman sabiamente nos traz para dentro da obsessão carcerária de Simon. Sim, porque ele se comporta como um carcereiro gentil: que abre a cela da prisão apenas para melhor descobrir o que quer a cativa.

À medida que a trama corre e se intensifica, sabemos logo que um caminho como esse só pode levar à morte.

Ler a notícia completa no UOL Notícias ›

Resumo agregado pelo 5News a partir do feed público do veículo. A matéria completa, com todo o contexto, está em noticias.uol.com.br — o conteúdo pertence a UOL Notícias.

Este assunto em outros veículos

Mais de UOL Notícias

Ver tudo ›

Mais em Últimas

Ver tudo ›