quinta-feira, 8 de outubro de 2026 PortaisSobre🌓
🇵🇹 PT ▾
ÚLTIMA HORA
› 22h Da direita à esquerda, os partidos criticam o Orçamento de Estado› Rangel rejeita crise do multilateralismo e espera rápida resolução para situação na Guiné-Bissau› Governo estima arrecadar mais 166 ME com impostos sobre tabaco e álcool› Tribeca Lisboa muda-se para a Avenida da Liberdade› Israel afirma ter eliminado três "agentes militares" em Gaza› "O PS assumiu a responsabilidade. Não pode agora desvirtuar o OE"› Governo francês garante substituição de três mil professores em 24 horas› Exército israelita reclama eliminação de 3 paramilitares em Gaza› Fuzilamento de autor de massacre em base militar no Texas será transmitido em direto› EuroDreams sai a 2 apostadores lá fora. Para Portugal, vêm 3.º prémios› 22h Da direita à esquerda, os partidos criticam o Orçamento de Estado› Rangel rejeita crise do multilateralismo e espera rápida resolução para situação na Guiné-Bissau› Governo estima arrecadar mais 166 ME com impostos sobre tabaco e álcool› Tribeca Lisboa muda-se para a Avenida da Liberdade› Israel afirma ter eliminado três "agentes militares" em Gaza› "O PS assumiu a responsabilidade. Não pode agora desvirtuar o OE"› Governo francês garante substituição de três mil professores em 24 horas› Exército israelita reclama eliminação de 3 paramilitares em Gaza› Fuzilamento de autor de massacre em base militar no Texas será transmitido em direto› EuroDreams sai a 2 apostadores lá fora. Para Portugal, vêm 3.º prémios
Últimas

Porque é que saímos da escola sem saber gerir dinheiro

Observador ·
Porque é que saímos da escola sem saber gerir dinheiro

Na escola ensinam-nos a resolver equações, a identificar as capitais do mundo e a analisar textos literários. Mas quantos de nós terminámos o ensino obrigatório a saber ler um contrato de crédito, a distinguir a TAN da TAEG ou a compreender o impacto da inflação nas nossas poupanças?

Existe um desfasamento entre aquilo que aprendemos ao longo do percurso escolar e algumas das competências de que realmente precisamos para navegarmos no mundo atual. E uma das mais evidentes é a educação financeira.

Esta lacuna não começa nem termina na escola. Muitas vezes prolonga-se em casa, onde os pais e encarregados de educação também não se sentem preparados para assumir este papel. O resultado é um ciclo que se repete de geração em geração: continuamos a tomar decisões financeiras sem nunca termos aprendido, de forma estruturada, a fazê-lo.

Persistem também alguns preconceitos. Ainda há quem associe educação financeira a enriquecer ou a investir na bolsa. Como se fosse um conhecimento reservado a quem tem património ou trabalha na área das finanças. Mas, na verdade, educação financeira é muito mais do que isso. É a capacidade de compreender as consequências das nossas decisões, planear o futuro, evitar erros evitáveis e ganhar autonomia para fazer escolhas conscientes.

A economista Annamaria Lusardi, uma das maiores referências mundiais nesta área, defende que a literacia financeira é uma competência essencial para a vida no século XXI, tão importante como saber ler, escrever e fazer contas. A sua relevância não está apenas no conhecimento teórico que transmite, mas na capacidade de o aplicar na prática e transformar esse conhecimento em decisões mais informadas ao longo da vida.

Essa aprendizagem acompanha-nos em momentos decisivos: a entrada no mercado de trabalho, a escolha entre comprar ou arrendar casa, a contratação de um crédito, a constituição de família, a educação dos filhos, a preparação da reforma ou a gestão de um negócio. Em todas estas etapas, as decisões financeiras têm impacto direto na nossa qualidade de vida e impactam crianças, jovens, empreendedores, famílias, trabalhadores e reformados.

Os benefícios ultrapassam, aliás, a esfera individual, uma vez que têm um efeito multiplicador no bem-estar coletivo. Sociedades com maiores níveis de literacia financeira tendem a apresentar melhores decisões de poupança, de investimento e de gestão do endividamento. São também sociedades mais resilientes, mais inclusivas e com cidadãos mais autónomos.

Por isso, a educação financeira deve começar cedo, adaptar-se às diferentes fases da vida e envolver famílias, escolas, empresas e instituições. Não basta disponibilizar informação, é necessário garantir que esse conhecimento é aplicado na prática, através da criação de hábitos, do desenvolvimento do pensamento crítico e de dar confiança às pessoas para decidirem.

Porque, no fundo, é disso que falamos quando falamos de educação financeira: Liberdade.

Ler a notícia completa no Observador ›

Resumo agregado pelo 5News a partir do feed público do veículo. A matéria completa, com todo o contexto, está em observador.pt — o conteúdo pertence a Observador.

Mais de Observador

Ver tudo ›

Mais em Últimas

Ver tudo ›