Suficiência da sanção extrapenal e o direito penal como ultima ratio
Uma pergunta invertida Por mais de uma década, a jurisprudência do Supremo Tribunal Federal sobre a relação entre direito penal e direito administrativo sancionador girou em torno de uma única pergunta: quando a decisão penal impede a persecução administrativa? A resposta, inserida em um debate extremamente complexo, se refinou com os anos, mas a direção permaneceu a mesma, sempre do penal para o extrapenal.
Alejandro Zambrana/STF Gilmar Mendes, ministro do STF Contudo, em 27 de maio de 2026, no HC 269.154/SC, o ministro Gilmar Mendes formulou a pergunta inversa, ainda que sem anunciá-la como tal: quando a resposta administrativa suficiente pode tornar desnecessária, e, por isso, ilegítima, a resposta penal? A questão não diz respeito à coisa julgada.
Diz respeito à função do direito penal.
Se a tutela penal de bens jurídicos é subsidiária, sua legitimidade depende de os demais instrumentos do ordenamento se mostrarem insuficientes.
Se um desses instrumentos, acionado sobre os mesmos fatos, entrega reparação integral e efeitos preventivo gerais e específicos, a intervenção penal deixa de ser ultima ratio e passa a ser, apenas, mais uma ratio .
O próprio relator do HC 269.154/SC já identificara o problema anos antes, ao afirmar que “ a relação entre direito penal e direito administrativo sancionador revela um nódulo problemático do sistema penal com o qual a doutrina especializada vem se ocupando desde o início do século XX ” (Rcl 41.557/SP [1] , voto do relator, p.
12).
Os quatro julgados examinados a seguir mostram como o Supremo, com intensidade crescente, vem desfazendo esse nó.
O mais recente deles indica que a harmonização entre as esferas sancionadoras não se resume a impedir a duplicação de punições: ela exige que o direito penal só seja acionado quando os demais instrumentos não bastarem.
Ponto de partida: independência relativa e de mão única Em 2008, a 2ª Turma, sob relatoria da ministra Ellen Gracie, examinou um pedido de trancamento de ação penal por corrupção eleitoral (RHC 91.110/SP), e o pedido se apoiava na improcedência definitiva de ação eleitoral sobre os mesmos fatos.
O recurso foi desprovido por unanimidade, com base no modelo clássico: “ de acordo com o sistema jurídico brasileiro, é possível que de um mesmo fato (aí incluída a conduta humana) possa decorrer efeitos jurídicos diversos, inclusive em setores distintos do universo jurídico ” (RHC 91.110/SP [2] , fl.
364).
O modelo tinha duas marcas: a primeira era o critério de vinculação: só haveria impedimento em outra instância se o juízo criminal tivesse decidido de forma categórica pela inexistência do fato ou pela negativa de autoria.
Resumo agregado pelo 5News a partir do feed público do veículo. A matéria completa, com todo o contexto, está em www.conjur.com.br — o conteúdo pertence a Consultor Jurídico.